Tecnologia que favorece a mobilidade urbana

Saiba como ciclovias e estradas podem gerar energia limpa.

SolaRoad Netherlands

SolaRoad Netherlands

A primeira ciclovia do mundo que produz energia limpa foi inaugurada na Holanda, na cidade de Krommeni, pela empresa TNO e outros parceiros. SolaRoad converte a luz solar na superfície da estrada em eletricidade: é a primeira ciclovia solar do mundo!

Composta por resistentes placas de vidro (capazes de suportar o peso de um caminhão), recheadas com células fotovoltaicas de silício, a ciclovia poderá servir como solução para os problemas energéticos em países com grande número de rodovias como o Brasil, por exemplo. Sem contar que por aqui o fator climático é mais favorável do que na Holanda. Informações recentes divulgadas pela fanpage da SolaRoad afirmam que os Estados Unidos já sondam levar a ideia para aplicar na Califórnia.

SolaRoad Netherlands

SolaRoad Netherlands

A ideia promete ajudar a esverdear a matriz energética das cidades, contribuindo para a iluminação das ruas e dos semáforos. Ao longo do dia a ciclovia é capaz de converter a luz do sol que irradia sobre ela em eletricidade e esta energia solar que é gerada alimenta a rede de eletricidade local, podendo ser usada, por exemplo, para iluminação pública, sistemas de tráfego, as famílias e (eventualmente no futuro) os carros elétricos que passarão por uma estrada com esta tecnologia.

A inauguração foi feita em novembro de 2014. O objetivo agora é ampliá-la para 100 metros até 2016. Em maio deste ano um comunicado da fabricante para a imprensa global anunciou que a produção de energia na primeira fase do projeto piloto, que durou seis meses, ultrapassou o esperado. De acordo com Sten de Wit, um dos criadores da SolaRoad, “a ciclovia já gerou mais de 3.000 kWh. Isto pode fornecer eletricidade por um ano para uma casa onde mora uma pessoa, ou ainda equivale a mover um scooter elétrico por duas vezes e meia ao redor do mundo”, comparou.

Desde a abertura, mais de 150.000 ciclistas cruzaram SolaRoad.

Uma solução em energia limpa

Uma solução em energia limpa

Fonte: the greenest post

Com informações de SolaRoad e fanpage

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s