Sustainable Brands: três dias para debater ideias que podem transformar o mundo

Evento promove reflexão sobre o poder das marcas em transformar a sociedade por meio de inovação e sustentabilidade

A experiência de participar de uma conferência internacional sobre sustentabilidade e inovação dentro das empresas é algo muito enriquecedor. Este ano tive a minha segunda experiência no Sustainable Brands Rio 2015, que já realizou três edições na cidade do Rio de Janeiro. Duas coisas me chamaram a atenção principalmente.

A primeira delas foi a presença de uma bicicleta no meio da área de convivência e circulação, fato que é duplamente especial para mim e quem me conhece sabe disso. Ver a bicicleta ocupando espaços nas inciativas empresariais é algo digno de comemoração. Era o projeto Viva Bairro – Construindo juntos um lugar melhor, desenvolvido pela Aoka Labs Liderança Sistêmica, pelo Extra e pelo Instituto Aromeiazero para experimentar a criação coletiva de melhorias em comunidades urbanas.

Eduardo da Rocha e Souza, coordenador de Sustentabilidade do Grupo Pão de Açúcar (GPA)

Eduardo da Rocha e Souza, coordenador de Sustentabilidade do Grupo Pão de Açúcar (GPA)

Cinco bairros foram mapeados nas cidades de Rio de Janeiro e São Paulo, onde os agentes locais tiveram a autonomia para propor as mudanças que eles desejam ver no território. De acordo com Gabriela Valente, uma das responsáveis pelo trabalho no Rio de Janeiro, a demanda por mobilidade é tão grande nessas regiões que somente na Tijuca dois circuitos ciclísticos foram mapeados e se tornaram rotas seguras a serem feitas de bicicleta.

Eu e Gabi no stand do Viva Bairro - GPA

Eu e Gabi no stand do Viva Bairro – GPA

Também chamou minha atenção a participação da criadora do conceito de Karma Marketing, Sirikul Laukaikul, da consultoria de marcas BrandBeing. Ela incorporou a sabedoria oriental ao debate Como as marcas podem engajar as pessoas convidando o público a pensar sobre o “marketing do karma”.

O karma é uma ideia que remonta à filosofia indiana ancestral: as ações e intenções de um indivíduo vão determinar seu futuro de forma inescapável. De acordo com Laukaikul, “o marketing está sempre focado na palavra mais, ou, conseguir mais por menos e tudo que é além da necessidade é ganância”, afirmou. “Empresas gananciosas atraem sentimentos negativos como raiva e insatisfação e é preciso transformar isso para outros valores e sentimentos”, disse ela que é especialista em metodologias de branding sustentável e apontou caminhos baseados na filosofia da economia do suficiente.

Sirikul Laukaikul, consultora da The BrandBeing Consultant

Sirikul Laukaikul, consultora da The BrandBeing Consultant

Ouvir Sirikul chamar nossa atenção para agir com racionalidade, procurando ser razoável na tomada de decisão, lidar com imunidade nos desafios, ser prudente e amoroso, foi inspirador! Em suma: a filosofia do suficiente é ser moderado com o tomar e generoso com o dar.
Compartilhar tem poder!

Consulte também:

Blog Sustainable Brands

Propmark Mercado

Leia mais sobre o evento em outra colaboração minha para o portal de notícias AsBoasNovas.

Acesse também:

Aromeiazero
TUAS – Tijuca Unida Artística Sustentável

#SBRio15

#SBRio15

Sobre o evento:

Sustainable Brands é uma comunidade global que se propõe a repensar o papel das marcas e sua capacidade de gerar valor, fortalecer tendências e disseminar soluções sustentáveis para a sociedade. Com o propósito de reunir a comunidade de líderes, no Brasil e no mundo, interessados em transformar os negócios utilizando a sustentabilidade como orientadora da inovação, a plataforma Sustainable Brands, no Brasil, tem como principal ativo a conferência que foi realizada no Rio de Janeiro, nos dias 25 a 27 de agosto.

Todo ano são realizadas nove edições do Sustainable Brands – sendo que o próximo acontece no início de setembro, em Buenos Aires. No ano que vem, a SB chega a todos os continentes e terá um total de 12. Será realizada na Cidade do Cabo, na África, e na Austrália, além de San Diego, Banckok, Kuala Lumpur, Istambul, Kopenhagen, Londres, Barcelona, Rio de Janeiro e Buenos Aires. Em 2016 será o décimo ano do evento criado pela Sustainable Life Media, da KoAnn Vikoren Skrzyniarz.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s