No outono de 2015 o destino do Tweed Ride Rio é a LAPA

11082465_987077884650885_3982084318121737162_o
Domingo (26 de abril) vai haver mais uma edição do Tweed Ride Rio. Dessa vez será um passeio histórico literário pelas ruas da Lapa, dentro da programação oficial da feira LAPALê, uma parceria com o projeto Ciclista Aprendiz.Serão lidos poemas dos principais autores brasileiros que viveram numa outra época, ao longo do início do século XX, e o trajeto foi definido de acordo com os lugares por ondeeles passaram. O público será incentivado a ler trechos dos seus livros preferidos retratando a Lapa e suas ruas.Novamente convidamos a todos para embarcar nessa viagem no tempo à bordo de uma bicicleta. Salientamos a importância de vestir o traje de época. Já bicicleta pode ser de qualquer modelo.
Edição Outono de 2014 - Parque Lage

Edição Outono de 2014 – Parque Lage

Os escritores são contemporâneos do século passado, assim como é a ideia que se remete ao Tweed Ride, a partir dos anos 1900 até os dias de hoje. Nomes como Noel Rosa, Mário de Andrade, Manuel Bandeira, Machado de Assis, Herivelton Martins, Rui de Carvalho, Wilson Batista, Rainer Maria, João do Rio e Madame Satã são lembrados. A escolha dos escritores é uma curadoria do projeto Ciclista Aprendiz.
O trajeto segue por: Praça dos Arcos (concentração), Rua Joaquim Silva – EscadaSelaron, Largo da Lapa, Rua da Lapa – Igreja, Contorno Passeio Público, Rua do Lavradio, Rua do Resende, Gomes Freire, Mem de Sá [Bar da Cachaça], Mem de Sá [Bar dasQuengas], Riachuelo [Machado de Assis], Praça dos Arcos [FIM]. A proposta é fazer uma viagem no tempo materializando os afetos pelas ruas do bairro em uma bicicleta – extensão do corpo.

O Tweed Ride Rio convida seu público de participantes a incorporar essa aventura pelas ruas da Lapa. O bairro será experimentado de forma utópica por todos.

As perspectivas possuem olhar de ciclista sob uma bicicleta, mas o indivíduo que veste este olhar possui muitas outras experiências que (re)lembram vivências de outros tempos. A bicicleta é o veículo de espíritos livres pelo qual viajamos no tempo.

Primavera 2014 - Concentração Praça XV

Primavera 2014 – Concentração Praça XV

Mais sobre o Ciclista Aprendiz:

Inspirado nas obras do escritor Mário de Andrade, o projeto Ciclista Aprendiz tem como objetivo principal refletir a bicicleta, cultura e arte, não exatamente nesta ordem, para construir um imaginário das ruas, das cidades e dos espaços. Dentre suas ações está a Cicloteca, que é o carro-chefe do projeto, além da Teca existe Os Contos de Bicicleta e Pelos Caminhos de Mário de Andrade.

Mais sobre o Tweed Ride Rio – Passeio ciclístico à moda antiga:

Entre os anos de 2013 a 2014 realizamos edições do passeio ciclístico TWEED RIDE RIO uma vez a cada estação do ano. Até o verão de 2015 (11 de janeiro) foram oito edições onde o público cresceu e se tornou fidelizado à proposta original do passeio, que é a de se vestir como no início do século XX para pedalar pela cidade. A proposta é fazer uma grande homenagem à bicicleta e seus tempos áureos, remetendo à época do seu surgimento, quando ela simbolizava a modernidade de atitude e de pensamento, a liberdade de locomoção, o glamour de uma tecnologia avançada e principalmente a simplicidade de ser movida à energia humana.

Paquetá em 2013. Foto Bruno Lisboa

Paquetá em 2013. Foto Bruno Lisboa

Lembrete: Pedimos que os participantes revisem suas bicicletas antes de sair de casa.  FIGURINO: Trajes de época que relembrem as décadas de 1930, 40 e 50. Nos vemos no domingo!
IX Edição do Tweed Ride Rio + Ciclista Aprendiz
Dia 26 de abril – domingo
Concentração: 14h nos arcos da Lapa
Evento: Confirme já!
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s